Pedidos cancelados

O PagSeguro possui um sistema de anti fraude complexo e as razões pelo qual tantos pedidos estão sendo cancelados.

 

Abaixo estão 5 motivos que podem estar causando o cancelamento de compras em sua escola.

 

Endereço de cobrança - O endereço de cobrança deve corresponder ao endereço da fatura do cartão. Quando o mesmo é diferente, o nível de suspeita de fraude aumenta pois o sistema de fraude pode entender que é outra pessoa que está realizando a compra.

 

Dados diferentes do titular do cartão - Nome, CPF, Endereço de destino é diferente do titular do cartão, isso pode acarretar na prevenção de fraude.

 

Tipo de produto vendido - Alguns produtos estão mais sujeitos à tentativa de fraude, enquanto outros não. Desta forma, produtos como eletrônicos, auto peças, créditos de celular, estão mais sujeitos a um antifraude rigoroso do que uma loja de livros universitários.

 

Compra inconsistente com o perfil do comprador - Empresas de cartões estão sempre analisando o perfil de compra de seus clientes. E este é um dos fatores de risco de uma transação. Isto é, quando um cliente tenta comprar algo que não condiz com seu perfil de compra.

 

Valor da compra - Valor não condiz com o perfil de despesas do comprador de forma geral ou naquela categoria.

 

 

Quando uma transação é negada, o módulo adiciona aos comentários do pedido quem foi o responsável por negar a transação.
 

mceclip0.png

 

 
Negado pelo próprio PagSeguro: nestes casos você (lojista) deve entrar em contato com o PagSeguro informando o código da transação e solicitando mais informações sobre a razão da negação de compra. Sugiro que faça isso apenas quando o número de pedidos negados for realmente grande. Na maioria dos casos a compra teria sido negada pelo antifraude independente do meio de pagamento (Paypal, PagSeguro, etc) e raramente tem a ver com problemas relacionados à sua loja. 

 

Manter seus módulos atualizados e utilizar o modelo de aplicação também melhoram significativamente este tipo de reprovação.

 

Meios de pagamento também levam em consideração a quantidade de chargebacks que ocorrem em sua conta.
Chargebacks são causados geralmente quando um cliente não reconhece a compra em sua fatura ou porque não recebeu o produto ou serviço comprado.
Para evitar esse tipo de problema, configure sua conta empresarial no PagSeguro com um nome que realmente identifique sua loja na fatura de seus clientes e os façam lembrar que realizaram aquela compra.
Isso pode ser feito acessando sua conta PagSeguro em Configurações > Meus Dados.
 

 
 
Além disso, certifique-se de configurar e mapear corretamente os campos de endereço e CPF de seus clientes nas configurações do módulo.
Se tiver dúvida se os dados estão sendo enviados corretamente ao PagSeguro, habilite o Debug do módulo nas configurações e analise o conteúdo do arquivo de log em /seumagento/var/log/pagseguro.log. A localização dos arquivos de log pode variar de acordo com sua plataforma.
Por fim, lembre-se: sua compra provavelmente será negada ao usar um cartão que pertence ao titular da conta recebedora.
 
 
Caso as análises acima já tenham sido realizadas.
 
Entre em contato com o PagSeguro informando o URL de sua loja e sua chave pública. Caso tenha mais de 30 pedidos nos últimos 30 dias, com índice de reprovação acima da média, faremos uma análise individual da sua loja junto com a equipe do PagSeguro.
 
Se for constatado que a maior parte das reprovações ocorre por causa de alguma regra no antifraude do PagSeguro (e não de reprovações dos bancos), é possível que ajustes sejam realizados para melhorar sua conversão.

PagSeguro_UOL_-_Dados_cadastrais.jpg

 

Note que nossa intervenção só é válida se você estiver usando um de nossos módulos no modelo de aplicação. Caso contrário, entre em contato com seu gerente de contas do PagSeguro para maiores informações e outras ações.